Dienstag, Oktober 2

Chove chuva....

(sorte que isso passou...)

Está chovendo em Brasília, novamente... Mais de quatro meses sem chuva, ao que parece... Por isso que é tão bom. Apesar de que eu sempre gostei de chuva, mesmo quando morava numa cidade que parecia chover quase todo dia. Tá, não era o caso, mas o ano todo tinha chuva e eu sempre gostava...
Só que em Brasília é diferente. Chuva só acontece durante 8 meses, sendo que metade desses 8 meses elas são bem escassas. Quase não parece chuva. Isso me levou a esse post, conceito de chuva. Sim, porque chuva é chuva, mas o que é chuva de verdade??? Essa foi a questão feita hoje de tarde para mim, não nesses termos, mas nesse sentido.
Porque chuva, numa situação normal, é muita água caindo do céu, molhando tudo, respingando janela adentro e fazendo um barulho gostoso... Deixando o clima mais frio e aumentando a vontade de se esconder debaixo das cobertas, mesmo que você não estivesse dormindo mais... Aquela adorável chuva de inverno...
Isso não existe aqui. O inverno brasiliense é seco, muito seco... De passar mal. Então, chuva assume uma outra cara aqui. Voltamo-nos mais ao principio básico que define chuva: água caindo do céu. E a primeira chuva pós-seca costuma ser só isso, alguns respingos, que não fazem barulho, sequer, caindo do céu e deixando a pele um pouco úmida.
Em que lugar do país isso pode ser considerado chuva???? Não muitos, mas aqui é uma chuva recebida com muita festa... Claro que queremos mais, mas depois de quatro meses, isso parece uma tempestade! Só que quem é novo na cidade, não pensa assim... Então, para eles ainda não havia chovido e a seca continuava... Até hoje a noite, quando todas as definições de chuva foram apreciadas... E a noite ficou ainda mais bela... Por isso, vou dormir feliz.

Keine Kommentare: