Dienstag, Juni 7

The trouble is that you are in love with someone else

"Oh! essas pessoas sensatas... Paixão! Embriaguez! Loucura! E vocês se conservam tão calmos, tão indiferentes, vocês, os homens da moral! Esmurram o bêbado, repelem o louco, e passam adiante, como o padre, como o fariseu que agradece a Deus por não o ter feito igual aos outros! Embriaguei-me por mais de uma vez, e as minhas paixões estiveram sempre à beira da locura, e disso não me arrependo, porque só assim cheguei a compreender, numa certa medida, a razão por que, em todos os tempos, sempre foram tratados como bêbados e como loucos os homens extraordinários que realizaram grandes coisas - as que pareciam impossíveis... Mas, ainda na vida comum, nada mais insuportável do que a todo momento ouvir gritar, sempre que um homem pratica uam ação intrépida, nobre e grandiosa: 'Esse homem está bêbado! É um louco!...' Que vergonha, vocês que vivem sóbrios! Que vergonha, homens sensatos!" - E assim falou o jovem Werther... E alguns anos depois ele morreu, consumido pela paixão.
Essas duas linhas depois das aspas são minhas, resumindo o resto do livro de Goethe. Outro dia reli "Os sofrimentos...", uma leitura muito agradável. E não tem nada a ver com minha situação ou com o dia dos namorados chegando... hehehe... Isso é uma coisa que preciso mudar no blog, às vezes apenas quero filosofar, nem sempre vou falar sobre mim... Não sou tão egocêntrico assim, cof... hehehe.
O que houve com Werther? Ele se apaixonou pela pessoa errada... A jovem Lotte já era comprometida. Mas ele era um homem que só sabia viver intesamente. E assim, só podia amar intensamente... Era loucura, com certeza... mas creio que os prazeres e a felicidade que ele pode sentir, nenhuma pessoa sensata é capaz de sentir... Certas vezes é necessário se entregar... e até mesmo, quebrar a cara.
Assim ele viveu e morreu. E acho que serve de exemplo. Não um exemplo negativo, não faço apologia ao suicídio, mas defendo a visão dele de que se embriagar e fazer loucuras é essencial ao ser humano que queira se realizar, ou realizar o impossível. Com certeza isso não é fácil, e é bem provável que também se sofra muito... Mas eu acho que faz parte. Não é uma ressaca que deve nos fazer desistir... hehehe.
Não sei porquê, quando converso com alguma pessoa que tenha sofrido um pouco... Que tenha experiementado o sabor de uma paixão... Percebo que elas têm sempre algum receio de tentar de novo... Será que não vale a pena um pouco de sofrimento??? A felicidade que nós sentimos não compensa?? Talvez, talvez então você não seja louco o bastante... Talvez o problema todo seja um mal entendido...
E aquelas pessoas que nunca sentiram nada e nem querem sentir??? Será que existe alguém assim?? Não será isso uma vida vazia?? Não mesmo, não entendo uma vida sem sentimento... sem paixão... Não é vida... Para falar a verdade, acho que isso é ser insensato...
Ahh, talvez agora seja hora de falar de mim. Hehehe... Eu não pareço um louco, ou bêbado (na maioria das vezes), pareço bem racional e sensato... Mas a verdade é que tenho esse lado de loucura... Porque nunca me importei de sofrer... Desde sempre gosto de sofrer por uma causa como a de Werther... Porque sei que vale a pena... sei que um sorriso compensaria toda a dor... Ahhh... Eu já quebrei a cara e quebraria quantas vezes mais fossem necessária...
E quase que o Werther fez isso também... ele só foi um pouco mais infeliz porque acabou ficando preso num círculo vicioso... Daí não tinha remédio, mesmo... E também porque a Lotte era cachorra, ela até que estava in love with someone else, mas também tava in love com ele... Das problem war, dass sie ein Mann hatte... hehehhe.

Keine Kommentare: